Ambaca





 




                             

República de Angola


Província do Cuanza – Norte





                              
MAPA DO MUNICÍPIO DE AMBACA



 














































2018



Administrador Municipal

FRANCISCO ANTÓNIO CAMBANGO




Prefácio


O processo de desenvolvimento passa pela densidade e qualidade das acções que contribuem para a satisfação dos desejos duma maioria. Depende mais dos quadros colectivos de acção, da capacidade dos actores, do vigor dos projectos e das antecipações do futuro do que dos aspectos estritamente materiais. A capacidade de organização e o conhecimento, bem como a qualidade das instituições, públicas e privadas, são mais importantes do que qualquer acção complementar .

O Perfil Municipal é dirigido a todos os intervenientes no processo de planificação Municipal: Governos Municipais, técnicos dos órgãos provinciais e Municipais, representantes de associações, agências internacionais e ONGs que actuam nos Municípios, em sectores relevantes para a planificação Municipal e membros das CACSs que representam a classe mais importante do processo de planeamento.




Divisão Administrativa




Ilustração 1




Abreviaturas

PDGL             Projecto de Descentralização e Governação Local
ONUD            Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento
CTA                Conselheiro Chefe Principal
AS                   Situação Actual
ME                  Meta Esperada
FOFA              Pontos Fortes, Oportunidades, Pontos Fracos e Ameaças
MAT                Ministério da Administração do Território
MINPLA          Ministério do Planeamento
MINFIN           Ministério das Finanças




1.1  Breve descrição

                O Município de Ambaca apresenta especificidade que exige uma leitura cuidadosa do seu contexto. Caracteriza – se hoje por ser um mosaico constituído por bairros bem ordenados instalados uns a partir do início dos anos 1934 até 1975 e outros apenas a partir do início da década de 90.

             O Município integra administrativamente à Província do Cuanza – Norte e ecologicamente faz parte do chamado Interior. É constituído por: 4 Quatro Comunas, 155 Aldeias e 27 Sectores.

1.2   Objectivo e Metodologia


O Perfil do município procurou identificar as principais actividades económicas locais e as melhores possibilidades de surgimento de novas actividades. A primeira fase consistiu no levantamento das características do município (diagnostico) através de entrevistas, inquéritos, e revisão de bibliografia sobre o Município. Uma descrição sumaria da situação do município, base para a radiografia dos mesmos (dados).

O trabalho foi realizado com base em dados secundários e em entrevistas junto a lideranças locais. Este diagnóstico, em sua versão preliminar, foi submetido a uma discussão aberta no município tendo sido referendado tal como ora se apresenta.


2  ASPECTOS FÍSICO-GEOGRÁFICOS E HISTÓRICOS

2.1   Localização e estrutura Administrativa

O município de Ambaca está situado na região da Província do C.Norte. Segundo os dados de 1939, a sua área territorial corresponde a 3.080.7, Km2. A estrutura administrativa do município é composta por 5 comunas e 155 aldeias. A comuna Sede é a de Camabatela com uma extensão territorial de 395 Km2.
A comuna do Maúa dista a 18 km da comuna sede e tem uma extensão territorial de 425 Km2. A comuna do Bindo dista a 35 km da comuna sede e tem uma extensão territorial de 325 Km2. A comuna de Tango dista a 35 km da comuna sede e tem uma extensão territorial de 690 Km2.A comuna de Luínga dista a 50 km da comuna sede e tem uma extensão territorial de 1245 Km2.
O Município de Ambaca fundado pelos Português em 1611 tem como limites territoriais:
  • A norte – Com o Município do Negage esta por sua vez tem como vantagens a ligação por via aérea e terrestre com a Capital do País, que facilita a livre circulação de Pessoas e Bens.    
  • A sul – Com os Municípios de Samba-Cajú e Quiculungo, com vantagens no domínio Cultural.
  • A Este – Com os Municípios de Alto Cauale (Uíge) e Kalandula (Malange) a sua vantagem predomina em termos Turísticos com a beleza que encanta a natureza com as Quedas de Kalandula.
  • A Oeste – Dange – Quitexe (Uíge) e Bolongongo as trocas comerciais e os valores Culturais são as vantagens a destacar.

Tinha a função de defesa do presídio (estabelecimento de colonização militar) ali estabelecido em 1611 ou 1614, e que foi extinto apenas em 1839. Este presídio era considerado um dos mais importantes, uma vez que, a partir do final do século XVII, daí provinha a quase totalidade dos escravos do interior de Angola, exportados a partir de Luanda. Complementarmente, a população de Ambaca necessitava produzir alimentos destinados a alimentar as longas caravanas de escravos em trânsito, que estima-se, nos períodos de pico entre 1740-1759 e de 1790-1829, chegaram a atingir uma média de 10.000 indivíduos anualmente
Demite-se o ministro das Colónias, José Freitas Ribeiro, sendo substituído interinamente pelo ministro da justiça, António Caetano Macieira Júnior. Esta crise governamental foi motivada pela questão do Caminho de Ferro de Luanda a Ambaca. A Companhia dos Caminhos de Ferro através de África, conhecida por Companhia de Ambaca (Angola, Cuanza Norte), era acusada de não ter cumprido os prazos e condições de construção do referido caminho-de-ferro, ao mesmo tempo que acusava o Estado de não ter cumprido os termos contratuais, tendo o ministro Freitas Ribeiro querido apurar esse contencioso financeiro, mandando proceder ao ajuste de contas entre as duas entidades, para o que nomeara o governador civil do Porto, José Maria de Sá Fernandes, mandatado para assinar, em nome do ministro das colónias, o compromisso com a Companhia de Ambaca - medida esta revogada quando da demissão do ministro, por não ter sido decidida em Conselho de Ministros, nem ter sido previamente ouvido o ministro das Finanças, Sidónio Pais. O partido evolucionista levou ao Parlamento a questão de Ambaca. O poeta brasileiro Inácio José de Alvarenga Peixoto, implicado na Inconfidência Mineira, para ali foi condenado ao degredo perpétuo, vindo a falecer em 1793. Para a exploração do tráfico de escravos na região foi constituída, nesse período, a Companhia de Ambaca. Consta dos anais da história de Angola que, Ambaca foi um dos primeiros redutos que os portugueses implantaram no interior de Angola. O navegador e explorador português, Paulo Dias de Novais, foi atraído para as proximidades de Ambaca - quando da sua primeira viagem - no longínquo ano de 1560.
Imagem da antiga Camabatela

Camabatela em construção.
 Já no local, encontrou compatriotas, há muito estabelecidos, negociando activamente eles
Com o poderoso N’gola Quiluanji, senhor daquelas terras. As terras de N’gola Quiluanji prolongavam-se, então, por uns 700 km, indo da foz do Cuanza, onde, de facto, o emissário português desembarcou.
Em 1614, acampando com a sua gente nos territórios de Pamba (região vizinha do então Conselho de Ambaca), Banha Cardoso decidiu, naquele ano, a construção de uma resistente paliçada no propósito de obstar a surpresas.
Foi em 1868 que se instalou na Ambaca distante, a sede do Distrito do Golungo Alto. O concelho de Ambaca em 1857 tinha a sua sede na Pamba.
Mais tarde, em 1868, dotou-se Ambaca com onze anexações: Zenza d’Aquém, Samba, Pariamuulenga, Lucala, Praça Velha, Zamba, Quinhoca, Hari de Baixo, Piri, Zenza d’’Além e Lucamba. Ambaca ascendeu à categoria de Circunscrição Civil, por Portaria N.º 832, de 1 de Agosto de 1911. Porém, em 5 de Novembro de 1914 esta Circunscrição foi suprimida. O poder administrativo que tinha transitou para a recém-criada Administração civil de Samba Caju.
Em 1885 a água do rio Bengo vinha á cidade em pipas, em barcos, e era vendida por preços exorbitantes. Tratava-se da construção do caminho-de-ferro (do Ambaca) e compreendia-se que durante a construção e ainda depois dele concluído, pela afluência de forasteiros, a falta seria enormemente sentida ".
Assim se explica, poucos meses depois, a instalação em Camabatela, por terminação de 27 de Outubro de 1915, de um posto militar, dependente, sob certos aspectos, daquela Circunscrição civil. Contudo, Ambaca obteve, pela Portaria N.º 1421 de 14 de Julho de 1934,a criação de novo do seu concelho, cuja sede voltou a ser Camabatela.

                  O Município de Ambaca, é uma Parcela do território do K.Norte, fundado entre os anos de 1912 a 1920, concede a categoria de Concelho em 1934, em virtude de terem desenvolvido o seu potencial económico; que consistia mormente na produção do Café, Madeira, Mandioca, Amendoim, e mais tarde na Pecuária.
                 
                  A designação Ambaca, provêm da Região do Pamba – Real, nas margens do Rio Lucala onde se encontrava a fortaleza do Mbaca. Depois de este ser retomado pelos Colonialistas Portugueses, Chefiado pelo Paulo Dias de Novais, na medida em que foram progredindo também levavam a considerarem toda Região como Ambaquistas, tendo nesta localidade hoje, o Município de Ambaca.
                A sua sede Camabatela e vulgarmente conhecido como Mufongo, em virtude de antes existir, uma árvore que dava frutos comestíveis com o mesmo nome, que atraía todo e qualquer indivíduo que frequentava a esta área.
                  Camabatela porque havia ao Norte da Vila, e a escassos metros existe um Rio onde abundavam muitas árvores espinhosa com folhas largas que servia de papel de embrulho, essa árvore é chamada de Dibatela, por serem muitas na mesma mata, levando o nome de Camabatela.
                                                                 
Na região havia o poder tradicional em grandes escalas e por níveis de hierarquia, o Rei, Regedor, Soba e Sobe tas, depois destes vinham os chefes de família que tinham o poder matrimonial, e estes só podiam ser substituídos pelos Sobrinhos direitos filho da irmã de pai e mãe. Os usos e costumes eram semelhantes em toda região bem como nas tribos havia o alembamento, a Circuncisão os Mandos e Macacos são objectos de Tradição.

                     O Município tem número de 274 Autoridades Tradicionais subdivididos em Sobas Grandes, Adjuntos de Sobas Grande, Sobas, Adjunto de Soba e Sobetas todos naturais do mesmo Município. Sendo estes a beneficiarem de um Salário mensal.
·         Formas de organização e actuação
·          
 IMAGEM DASAUTORIDADES TRADICIONAIS, ADMINISTRADOR E POPULARES

2.2   Aspectos Demográficos

2.2.1       Tamanho, Distribuição e Estrutura etária da população


                   O mesmo possui cerca de 60.835 habitantes (Dados provisórios do senso 2014), predominada pelos grupos étnicos, Kimbundu com 85%, Kikongo com 10% e Umbundu com 5%.
  • Esperança de vida, Taxas de natalidade e de mortalidade (Tabelas)

 Comunas
Área/km2
População
Densidade
(Hab/Km2)
Sede
  395
  21260

 Maúa
  425
  10632

 Bindo
  325
   6226

 Tango
  690
  10540

 Luinga
 1245
  21842

Total
3.080,7
   60.835
                       70.500
Fonte. Administração do Município

·         A qualidade da vida da população é razoável. Tendo em conta que maior parte da população vivem em areia rurais, em casa cobertas à capim e não cimentadas sem água potável e energia eléctrica.

IMAGEM DE UM BAIRRO RURAL E EDIFICIO DA VILA

·         A mandioca como uma das principais Culturas da população constitui como fonte de subsistência e de rendimento, dedicando-se estes por outro lado da caça, do fabrico do carvão vegetal etc.


ASPECTOS GEOFÍSICOS
·         O clima do município é classificado como sub-húmido mesótermico; As precipitações anuais variam entre os 1000 à 1500 mm. A época chuvosa começa de Outubro à Maio sendo interrompido por uma estação seca de curta duração geralmente de três semanas entre Dezembro à Janeiro.
A média da temperatura na estação chuvosa varia entre os 25 à 28ºC e durante a estação seca varia dos 20 à 22ºC. A temperatura baixa nas Localidades mais elevada, pode reduzir o crescimento da vegetação que serve naturalmente de pasto do Gado. Durante a época chuvosa o nível da humidade pode atingir de 85 à 90%.
·         O Tempo: O estado do tempo é condicionado pela posição da zona de convergência inter- tropical a que correspondem duas estações: uma chuvosa e quente- com aguaceiros e trovoadas frequentes, (de Novembro a Abril), e outra seca e menos quente (de Maio a Outubro).


  • Existem vários cursos de água no interior do Município, na sua maioria de caudal permanente.
  • O rio de maior destaque é o Lucala e outros de pequeno porte como Dange, Kuale Norte e Sul, Mambulo, Cacuso, Kihuha, Fuchi, Quihezo, Cajú, Manduji, Luínga e Lunza etc.


IMAGEM DE RIOS PERIFERICOS

  • A topografia deste município é potencialmente agrícola, regista desde elevações ondulantes até épicos escarpados, as altitudes vão de 1.300 à 1.680 metros do nível do mar. Encontramos vários tipos de solos e que parte destes considerados feros líticos sendo assim, pouco fértil desde a textura dos solos de barrento até arenosos e argilosos.

IMAGEM DA FLORA E FAUNA


  • As Precipitação Anuais variam entre os 1000 à 1500mm. A época chuvosa começa de Outubro a Maio sendo interrompida por uma estação seca de curta duração geralmente de 3 semanas entre Dezembro a Janeiro.

  • O município é rico em inertes em várias espécies: Calcário, mercúrio, ouro, argila, etc. 

  • A madeira e tantos outros.
·          Em termos de exploração é sabido que é possível explorar pedras em grandes escala e areia assim também de argila e os de mais carecem de uma investigação adequada.  

2.2.2       Caracterização do Perfil do Município


Sector industrial

A Indústria agro-pecuária representava para o município, a par da actividade agro-pecuária, como a principal fonte de contribuição para o município, com substanciada na existência de um Matadouro Industrial que servia de fonte de abastecimento para as grandes Cidades e para as populações.
No Sector Industrial também existia uma forte actividade madeireira com a existência de duas Serrações. E com o eclodir da guerra houve a paralisação total da actividade Industrial, estando neste momento circunscrita ao funcionamento de uma Serração.
Actualmente estais duas actividades encontra-se em relançamento em termos de organização e potencialização sendo por isso muito pequena a sua contribuição no Produto Interno Bruto (PIB) do município. 
       
O Municipio é caratcterizado por:


  • Falta de vias de acesso em condições;
  • Insuficiência de água potável;
  •  Falta de infra estruturas económicas e sociais (Educação, Saúde, Agricultura e pescas)
  • Falta de incentivação do desporto mais concretamente da prática femenina;
  • Baixa qualidade de infra-estruturas da rede comercial.
  • Estado de pobreza mais acentuado nos idosos e mulheres solteiras
  • Mesquitas e capelas de construção precária:
  • Baixo nível de escolarização;
  • Disponibilidade limitada de instrumentos de produção agrícola.
  • Desemprego;
  • Elevado custo de vida;
  • Fraca capacidade de comercialização de produtos agrícolas.

Fonte de Rendimento da População

·         Renda mensal das famílias a
A prática da agricultura constitui a actividade primária da população deste município constituindo deste modo a sua principal fonte de receita.
 As principais culturas desta região são: o café, mandioca, feijão, milho, a banana, amendoim, a batata – doce e rena a cana-de-açúcar o maruvo de bordão, o óleo de palma e aguardente de cana-de-açúcar.
Outras fontes complementar de receita: A caça, o fabrico de carvão e de maruvo, bebidas espirituosas, em todas estas actividades a mão-de-obra é a familiar isto é todos membros.
·         A comercialização dos produtos do campo no município não se verifica como o desejado, porque se nota em pouca escala no mercado informal Actividades informais
  • A mão-de-obra utilizada é o agregado familiar.

3        Caracterização das Áreas Económicas

A agricultura no município de Ambaca é uma fonte de desenvolvimento económico desta região.
Sobretudo ela é feita com instrumentos manuais, a referida actividade só serve para renda mensal das famílias. A mão-de-obra utilizada é o agregado familiar.     
  • Evolução
  • A evolução da agricultura já nota-se em algumas comunas, com a implementação da criação de associações e cooperativa, mas sim a sua evolução é lenta por falta de mecanização agrícola.
  • Formas de organização dos camponeses
  • Os camponeses estão a se organizar em associações cooperativas, com o objectivo de atingir maiores níveis de produção que dará melhor sustentabilidade as famílias e para fins comerciais.
  • O papel da assistência técnica (extensão rural)
  • O papel da assistência técnica é para levar o desenvolvimento da agricultura nas areias rurais, dar a conhecer aos camponeses as normais técnicas na preparação das terras aplicação das sementes e adubação. 
  • Produção (factores potenciais e limitativos)
      O café, milho, mandioca, banana, batata - doce, rena e madeira etc.
A falta de vias de acesso para a transportação dos produtos do campo, neste sector também existia forte actividade de exploração florestal (madeira), das seguintes espécies: Dianze, Mofufuta, Mubafo, Kibaba, Kitiba, Muanze, silveira, Mossongue, Muzenze, Xinga-Xinga, Sassama (Ndulo) etc. Com includir das hostilidades houve a paralisação total da actividade.
  • Comercialização
A comercialização dos produtos do campo no município não se verifica como o desejado, porque se nota em pouca escala no mercado informal.
  • Descrever a utilização da terra
Utilização das terras, grande parte do território (83,8%) está ocupada por pastagens, entre as quais realçam as naturais (50%), seguidas pelas plantadas (34%). As matas e florestas, por sua vez, correspondem apenas 5% do total, valor semelhante ao registado para as lavouras, tanto permanentes quanto temporárias.

              Evolução das campanhas Agrícolas
Cultura
2005/2006
2006/2007
2007/2008

Plano
Real
Produc
Plano
Real
Produc
Plano
Real
Produc
Milho

250t


255t


265

Macunde

50t


51t


105

Mandioca

130119t


132721


273458

Feijão

443


452


931

Amendoim

173


180


376

Batata-doce

495


505


1038

Batata-rena

45


46


95

Abacate

36,36


37


78

Banana

71


72


151

Abacaxi

16


16,8


33,3

Total

131.698,39


134335


153471

Fonte. Administração do Município


Pecuária
No que tange à utilização das terras, grande parte do território (83,8%) está ocupada por pastagens, entre as quais realçam as naturais (50%), seguidas pelas plantadas (34%). As matas e florestas, por sua vez, correspondem a apenas 5% do total, valor semelhante ao registrado para as lavouras, tanto permanentes quanto temporárias.


IMAGEM DE GADO BOVINO

O Quadro 2 traz os efectivos da pecuária entre os anos 2006 a 2008, realçando o rebanho bovino. No município.
Os efectivos da Pecuária do Municipio
ESPECIE
2006
2007
2008
Bovino
1663
1980
2500
Caprino
11305
11500
12440
Suíno
5950
5400
6450
Ovino
3375
3450
6230
Coelhos
2017
2120
2280
Porco de índio
1845
1850
3060
Galináceos
25012
22900
26250
Patos
1953
1960
2536
Total



Fonte. Administração do Município
Obs. estes dados espelhados no mapa existem nos dois sector, empresarial e tradicional.


As actividades industriais são ainda insuficiente, resumindo-se em uma Panificadora e uma Serração, que se encontram em funcionamento, e a empregar 1/3 de trabalhadores na sua maioria de sexo masculino

Unidades industriais
Localização
Actividade
Situação actual
Serração
Camabatela
Transformação madeira
Operacional
Matadouro Industrial
Camabatela

Inoperante (1974)
Padaria VG
Camabatela
Fabrico de pão
Operacional
Cerâmica Camboela
Camabatela

Inoperante (1974)

Unidades Industriais

IMAGENS DE PEQUENAS INDUSTRIAS

Unidades Hoteleiras
Actualmente o município tem grande potencial turístico nas areias do turismo convencional e do agro-turismo.

Unidades hoteleiras
Localização
Categoria
N. De Camas
Situação actual
Gemac
Camabatela
13 Quartos
13 Camas
Operacional
Pif-Paf
Camabatela
12 Quartos
12 Camas
Operacional
Bandeira
Camabatela
8 Quartos
 8 Camas
Operacional
Unidades Hoteleiras

FOTOS DOS HOTEIS PIF PAF E GEMAC


Na foto as duas unidades hoteleiras do município (Gemac e Pif-Paf)

Comércio e Serviços

IMAGENS DE ACTIVIDADE COMERCIAL (MERCADO E LOJA)

A actividade comercial do município, é caracterizada como débil. A falta de incentivos financeiros que garantam o desenvolvimento desta actividade faz parte da débil situação que os comerciantes enfrentam, provocando assim fracas trocas comerciais entre o campo e as cidades,

Nome da Loja
Nome do proprietário
Localização
1 Maza Caleke
Félix Cata José
Camabatela
2 Infante da Ressureição
Alberto Francisco
Camabatela
3 Gemac
Gérmias Manuel Caroba 
Camabatela
4 Kibunda
Salvador da Conceição
Camabatela
5 Mona
José Monamucueno Golome
Camabatela
6 Álvaro
Álvaro Zita Viegas
Camabatela
7 Cambiji e filhos
Moisés Sebastião
Camabatela
8 Quimaco
Isaac Nhenga Tango
Camabatela
9 Hote
Manuel João Hote
Camabatela
1Socaina
Candeia
Camabatela
11Henda
João Pedro
Camabatela
12-Cudilonga cota
Francisco Vunda
Camabatela
13-Casa Tony
António Quigila Dala
Camabatela
14- Valverde
António Pedro Muimbo
Camabatela
15-Kissala
Pedro de Almeida
Camabatela
16- Salvitrading
Engrância Fonte
Camabatela
Fonte. Administração do Município



IMAGENS DOS BANCOS E FINANCAS



A Repartição de Finanças controla 130 contribuintes, nºs o insuficientes para atingirmos níveis razoáveis no concerne as receitas fiscais a par de outros factores como mesmo a fuga ao fisco consubstanciado a falta de esclarecimentos a estes para o cumprimento das suas obrigações e o reforço da estreita colaboração e da capacidade instalada entre as duas instituições fiscais, a polícia económica e a Repartição fiscal.
              Dois bancos encontra-se neste município instalados, trata-se; do BIC e BPC: tudo indica nos próximos tempos com banca em funcionamento vai permitir a prior um aumento dos níveis de desenvolvimento económico e social do município. 



Nome do Banco
Serviços Prestados
Localização
BPC
Ceder Créditos e Salário
Camabatela
BIC
Ceder Créditos de Investimento
Camabatela
Finanças Municipais
Cobranças de impostos
Camabatela

Transportes e Comunicações
O município está ligado à Capital da província à 180 Kms, e que, por sua vez, se interliga a outros municípios sendo estes representados por uma empresa de transporte público (LUPESSI), alguns Taxistas do sector privado.

IMAGENS DE TRANSPORTES


·         Jornal: O principal meio de comunicação existente, este meio chega as populações em 24 hora da sua edição.  

·         Rádio: O município conta com uma emissora FM que emite 12 horas diárias das 6 às 21 horas.
·         Telefonia (móvel) os serviços de telefonia são prestados pela UNITEL, com uma linhas instalada.

·         Televisao: São retransmitidas as principais redes nacionais de televisão, das 6 às 23 horas.
·         Acesso a Internet: o município não tem acesso a internet banda larga, mas sim por model da Unitel 
·         Correios: Não existe, apenas escombro.
(
IMAGENS DOS ORGAOS DE COMINIACAO SOCIAL


Energia Eléctrica

 No município de Ambaca está a ser instalada uma central térmica com uma capacidade de 2000 KW, que permitira a distribuição dos serviços instalados a Vila e as zonas suburbanas. Ao contrario da situação verificada em todas as Comunas onde vivem a maior parte da população deste município, falta de energia eléctrica e água potável entre outras condições.
         

IMAGENS DA ENDE E ZONA DE GERADOR

3.1   Infrastruturas e Obras Públicas


As infra estruturas rodoviárias e pontes estão destruídas o que torna algumas localidades intransitáveis no Município. Além disso não há infra estruturas físicas com mínimas condições para o normal funcionamento das Administrações Comunais e para a maior parte dos serviços públicos.

 

IMAGENS DE OBRAS PUBLICAS NA VILA


3.1.1       Estradas e Pontes

De realçar que a estrada nacional nº 220 que liga a Capital da Província ao Uíge esta em obra neste momento de Ndalatando à Quiangombe (Lucala) prevendo chegar a Vila de Camabatela,neste caso as obras encontra-se num avanço retardado.

IMAGENS DE ESTRADAS E PONTES


ESTRADAS CLASSIFICADAS
Estradas
Kms
      Troço  
Condições
Obs
Estrada nacional nº 220
180
       180
Transitável
Em reabilitação

ESTRADAS TERCIÅRIAS
Estradas
Kms
Troço
Condições
Obs
Estrada sede à Maúa
18
Transitável
Regular
Carece de reabilitação
Estrada Sede à Bindo
34
Transitável
Regular
Em reabilitação
Estrada Sede à Tango
35
Transitável l
Regular
Carece de reabilitação
Estrada Luínga
50
Transitável
Regular
Em reabilitação
Fonte. Administração do Município



IMAGENS DE HABITACOES, EM CONSTRUCAO, E PRECARIA


O Município a sua sede Camabatela apresenta a primeira vista uma estrutura arquitectónica bem ordenada em termos físicos com 5 ruas e 125 casas das quais 40 são comerciais, 3 (três) Hotéis nomeadamente: A Gemac, Pif – Paf e Hotel Bandeira, 2 (dois) bares inoperantes designadamente Bar Invicta e o Merengue notando nestas a faltam de pinturas, teto porta e janela. É um município que se encontra no flanco desenvolvimento atendendo as suas novas infra-estruturas a serem erguidas no âmbito do programa do governo o de melhoria e oferta de bens sociais as populações.

Caracterização das Áreas Sociais

3.2       Saúde


FOTOS DOS HOSPITAIS DE CAINZA E VILA

Na foto o hospital municipal e hospital regional em construção no Cahinza
O Município de Ambaca tem um hospital Municipal localizado na sede do município e 12 Postos de Saúde divididos nas 4 Comunas, o insuficiente para a cobertura da rede sanitária atendendo a sua densidade populacional. De igual o nº de quadros.
   - Comuna do Luínga 4 postos de Saúde que se encontra nas seguintes localidades:
   - Comuna do Tango com um Posto de saúde.
   - Comuna do Maúa com três postos de Saúde
   - Comuna do Bindo, com 4 postos de saúde.
  De acordo com o Estado das Infra-estruturas necessitam de reabilitação dos seguintes postos:
  Posto do Tango, Posto do Canguimbi, Posto do Bindo, Posto do Povo longe e Posto do Bango 
  Necessidades de construção de novas infra estruturas sanitárias:
        -Comuna do Luínga construção de um Centro de Saúde com internamento com pelo menos 20 camas atendendo a densidade populacional.
      - Comuna do Tango construção de pelo menos 3 Postos de Saúde com a respectiva residência dos enfermeiros no Langa-mena e no bairro Sonhe.
      - O acabamento de construção do posto de saúde de Quixina- Quiatuco que só falta rebocar e apetrechar o mesmo posto

3.2.1.1.1       
N.º Unidade Sanitária
Categoria
Localização
Quadro Técnico
Comuna Sede
2
Centro Saúde
Camabatela
3Md,11TM,22TB
Comuna Maúa
3
Posto de Saúde
Maúa
1 Enfermeiro Básico
Comuna Bindo
4
Posto de Saúde
Bindo
3 Enfermeiro
Comuna Tango
1
Posto de Saúde
Tango
1 Enfermeiro Básico
Comuna Luínga
4
Posto de Saúde
Luínga
1T M e 3 TB
TOTAL
14
2 Centro e 12 Postos

 52 Técnicos de Saúde 
Fonte. Administração do Município
Categorias do Quadro Técnico
3.2.1.1.2       
Quadro Técnico
2006
2007
2008
TOTAL
Médicos e especialistas
3

1

3
Técnicos Médios
11



12
Técnicos Básicos
37



28
Técnicos Elementares
18


18

Ajudantes
11


11

Outros
11


11

TOTAL
91


91

Fonte. Administração do Município




3.3       Educação


Em termos da educação o município possui uma rede escolar constituída por 79 escolas das quais 39 de carácter definitivo e 40 provisórias das escolas de carácter definitivas 30 carecem de reabilitação e 9 estão reabilitadas


IMAGENS DE ESCOLAS

As vagas existentes são consideradas insuficientes, tudo porque a falta de escolas e de recursos financeiros para a abertura de mais de duas escolas de ensino médio. Dentro de um processo que vem acontecendo em todo o município, nos últimos anos, tem ocorrido relativa diminuição das matrículas nos três níveis do ensino.
O sector educacional controla 412 trabalhadores, dos quais 329 Professores frente a 11560 alunos matriculados frequentam o ano lectivo de 2009. As suas condições não são das melhores porque existe crianças a estudarem em armazéns, casas privadas, igrejas e também no ar livre.
Não existe nenhuma escola de raiz para o 2º Ciclo de ensino secundário nem tal pouco residências para os professores transferidos.
Cerca de 92 estudantes estão fora do sistema do ensino por falta de escolas suficiente e por algumas precisarem de reparação.
Destes juntam-se aos 2047 excedentários nas diversas turmas. Em muitos casos a media dos alunos é de 50%, quanto a projecção para 2012 é de 35 alunos por turma.
Para a redução do actual défice, seria necessário um mínimo de 23 salas de aulas nova.


3.3.1.1.1       
N.º Unidade Escolares
Categoria
Localização
Quadro Técnico
N. Alunos
Comuna Sede
11
Prim.1º e 2º C
Camabatela
B.M e Superior
5521
Comuna Maúa
18
Primaria
Maúa
Básicos
1580
Comuna Bindo 
11
Primaria
Bindo
Básicos
863
Comuna Tango
18
Primaria
Tango
Básicos
2212
Comuna Luínga
21
Primaria
Luínga
Básicos
2384
TOTAL
79



11560


Fonte. Educação



ALUNOS NO FIM DO ANO
Total
Ano
Ensino Primário
1º Ciclo
2º Ciclo

MF
F
MF
F
MF
F

2005
8878
2964
492
176


9370
2006
7019
2752
374
82
13
2
7406
2007
8614
3031
355
72
121
11
9090
2008
8627
3131
621
120
70
9
9318
Total
33138
11878
1842
450
204
22

Fonte. Educação

                O Saneamento básico a nível do Município não é bastante deficiente, podemos classificar de regular, embora a maioria parte da população dos níveis mais baixos (aldeias), não tem a cultura de construção de latrinas ou mesmo fossas secas.
    Nalgumas localidades verifica – se ainda a convivência entre as pessoas e os animais. Prevendo – se uma tarefa de mobilização social no sentido de se separarem os animais domésticos das residências para os currais.

O abastecimento de água é feito de forma faseada para os bairros da sede, apesar de que algumas condutas encontra-se inoperante o que dificulta o controlo exacto do nº de chafarizes.

IMAGENS DE PESSOAS E CARRETAREM AGUA POTAVEL


                A maior parte da população do Município não consome água potável e não canalizada buscando esse precioso líquido a longa distância de 2 a 3 km. Nalgumas localidades, há existência de estruturas de água, porém todos eles carecem de construção e reabilitação

3.4       Meio Ambiente e Urbanismo


IMAGENS DO MEIO AMBIENTE E ZONA URBANA


 Relacionando o meio ambiental do Ambaca é caracteriza como preocupante verificando se nela desmatação que decorreu durante o período do conflito armado como fonte de subsistência das populações (fabrico de carvão vegetal, exploração de madeira, Lenha etc.).
Foi criada no município uma Área de Protecção Ambiental, (Polígono florestal) após a proibição das actividades de fabrico de Carvão





3.5       Cultura, Juventude e Desportos


               O sector da cultura é bastante débil a julgar pelas informações recolhidas junto dos grupos culturais maioritariamente formados por agrupamentos musicais e de teatro e ainda por cantores individuais. Estão registados grupos de danças tradicional, grupos teatrais, grupos carnavalescos, grupos marimbeiros, casa de vídeo, cinema um núcleo de Jovens fotógrafos, discoteca e centro culturais todos inoperantes.
       
Em Ambaca encontra – se a 2ª melhora Igreja de África. De acordo com os intervenientes do sector cultural, um dos seus pontos fortes é o teatro de intervenção junto das comunidades.
                                             
            A Juventude

Num Município tão heterogéneo, com pessoas de mais diversas origens e diferentes camadas e grupos sociais, é difícil encontrar uma Identidade própria. Noutras regiões do país, é possível encontrar traços identitários na língua, nos hábitos alimentares, na forma de se vestir, nas instituições, nas manifestações culturais, nos usos e costumes. Numa situação como Ambaca, cada grupo migrante poderá ter uma Identidade própria, mas nem sempre ela se manifesta.
       Um importante factor a considerar para o desenvolvimento deste Município é o facto de a sua população ser bastante Jovem.

IMAGENS DE JOVENS NA PRATICA DE DESPORTO


  • O Deporto
A actividade desportiva no Ambaca, é marcada pela existência de Campos que carecem de reabilitação profunda embora existam muitas Equipas (16) amadoras de futebol Onze uma de Basquetebol Masculino e Feminino, Uma de Andebol Masculino e Feminino. Não existe nenhum apoio para macificação dos desportos, nem para aquisição de Equipamentos para prática


IMAGENS DO CAMPO DE FUTEBOL SALAO E ONZE




A respeito de cultura e lazer, o município conta com um campo de futebol, um ringue e um clube de cinema para exposições filmes, teatros e dança.

Áreas
2006
2007
2008
Monumentos
1
1
1
Locais históricos
1
1
1
Clubes de filmes
1
2
0
Equipas desportivas e recreativas
8
9
8
Recursos humanos
3
3
2
Receitas
1.300.000
3.420.000
1.650.000
Outros dados
-
-
-
Fonte. Administração do Município

3.6       Organização Social, Participação e Género


                   A população de Ambaca é bastante heterogénea e está representada por vários grupos e sub – grupos etno – linguísticos. O grupo mais expressivo é de origem Umbundu ou Ambundu sendo as pessoas provenientes principalmente das Províncias de Malange e Uíge. O grupo mais importante representam os Ambundus enquanto a minoria os Bakongos e os Umbundus. Os primeiros encontravam – se principalmente nas Comunas enquanto os outros na Sede do mesmo Município, e são provenientes das Províncias do Uíge, Malange e Huambo. Ainda é possível encontrar em Ambaca indivíduos de outras Províncias que se deslocaram para o mesmo por diversos factores. O Português é a língua mais falada em Ambaca particularmente a nível do Ensino, Serviços Públicos, Sectores privados e Igrejas. As línguas nacionais Kimbundu, Kikongo e Umbundu são geralmente faladas em círculos mais restritos, nomeadamente no seio da família ou em Comunidades que representam a mesma cultura, bem como a nível do Sector do Comércio informal particularmente nos mercados.


  Participação e Género

 A nível do Município de Ambaca, existem muitas mulheres na função Pública. Temos a participação das mulheres na Educação, Saúde, Interior, Promoção da Mulher, OMA, dentro da Administração e no sector privado, encontrando – se neles apenas 3 mulheres a exercerem cargos de direcção.

                  A participação do género nos diferentes níveis é preocupação de todos, visto que a maior parte da população que habitam neste Município são mulheres. Todavia, tem se verificando o complexo de inferioridade que as deixa de fora a não ocupação de cargos quando são indicadas.
A dinâmica da sociedade civil
Quadro das Organizações
Nome da ONG
Área de actuação
Localização
Localização das Actividades
Missanga
Social
Camabatela

Escofa
Social
Camabatela

Fonte. Administração do Municipio

ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

3.7   Sectores da Administração Municipal

Desde a constituição da Administração municipal nos anos de 75 à 2000 o Município de Ambaca esta constituído pelas Secções de Saúde, Educação, secção da Agricultura, Comercio, Antigos Combatentes e veteranos de guerra e tantas outras.

3.8   Justiça e Ordem Pública


IMAGENS DA PGR E POLICIA

O Município possui um Tribunal de igual modo de uma Procuradoria, um Comando Policial e Quatros Postos Policiais localizados nas Quatro Comunas, nesta vertente dizer que o Índice de criminalidade é considerado razoável

Quadro das Organizações
Unidades de Justica e Ordem Pública
Numero
Localização
OBS
Tribunal
1
Camabatela

Procuradoria
1
Camabatela

Posto Policial
4
Em Quatro Comunas

Comando Policial
1
Camabatela

Fonte. Administração do Município

3.9   O Quadro dos Recursos Humanos

O número de servidores municipais, que já foi maior, estava em torno de 110, na metade de 2000.A folha de pagamentos absorvia cerca de 40% da arrecadação total.

CATEGORIAS PROFISSIONAIS
N.º DE EFECTIVO
N.º DE ENVETUAIS
TOTAL
Docente de N2
355
59
414
Técnicos. Profissionais em Administração Pública
1

1
Administ.Mun/Adj / Comunais/Adjunto
6

6
Chefes de Secções
11

11
Técnicos Médios
1

1
Assistentes Técnicos
12

12
Agentes de Serviços
3

3
Operários
34

34
Auxiliares Administrativos
4

4
Auxiliares
4

4
TOTAL
431
59
490
Fonte. Administração do Municipio

3.10  As Finanças Municipais

No que tange a finanças públicas, o Fundo de Participação dos Municípios - FPM era responsável por cerca de 80% dos recursos. O Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza - ISSQN gerava 3% da receita total, enquanto as outras fontes de arrecadação.





Cetegoria
2006
2007
     2008
     2009
TOTAL
Despesas com Pessoal


49.146846,00
66.042670,40
115.189516,40
Despesas Correntes
11.295765,00
9.716150.0
76.000.000
5.559598,46
118.571513,46
Despesas de Investimento


350.000.000
44.000.000
394.000,000
Receitas Locais (taxas/impostos

1.599194,0
1.830094,00
2.078454
3.923742,00
Contribuição do Estado (OGE)



1.248176,00
1.248176,00
Doações





TOTAL
11.295765,00
11.315344
476976940,00
118.928898,86
239.326947,86
Fonte. Administração do Municipio

3.11 Investimento Privado

  • Os grandes investimentos do Município na área da agricultura e agro-pecuária.
  • A revitalização da produção do bago vermelho (café) na região.

4        Conclusões e Plano de Acção



4.1   Conclusões e Recomendações Estratégicas

Os estudos realizados neste Diagnóstico identificaram, que em função das constatações feitas, concluiu-se que existe um grande potencial agro-pecuário no município que tarara frutos para o mesmo desde que se façam com antecedência necessária preparação, que se promovam o seu crescimento na organização potencial produtores assim como no seu financiamento.
Dada a crise financeira mundial a baixa do preço do petróleo o investimento na areia agro-pecuária afigura-se como sendo a saída da alta crise porque permitirá a criação de mais emprego, ajudará no combate a pobreza e da fome.
Para o efeito se necessário fazer-se o levantamento de todas areias potenciais produtores etc.
Pelo assim mais postos concluímos como sendo as recomendações para o desenvolvimento de Ambaca as seguintes: Reorganização do Sector que responde para Agricultura na Administração dotando-se de capacidade técnica e humana.
Reforçar a parceria Público e Privado no caso vertente com a COPLACA que é a Cooperativa que congrega os produtores do Planalto de Camabatela com os objectivos de potenciar os produtores com meios técnicos e financeiros.
A melhoria dos acessos nas vias secundárias e terciárias assim como nas vias que dão acesso as propriedades agro-pecuárias.
Estimular a criação de pequenas Industrias agro-pecuárias para o aproveitamento dos produtos.
Estimular a continua modernização tecnológica agro-pecuária dos cafeicultores como importante fonte de rendimento município com o objectivo de aumentar a sua produtividade.
Investir fortemente da educação, assim como melhorar os seus serviços e os da saúde inclusive com o objectivo da melhoria e qualidade de vida da população.

4.2   Oportunidades e Desafios

ü  Deve-se realçar que a existência de grandes recursos naturais permite que permita que se façam investimentos seguros e que haja retorno do mesmo investimento.

Desafios
ü  Tornar o município a potência agro-pecuária que era no passado.

Pontos Fortes

ü  O café na área do Maúa e Bindo
ü  A criação do gado Luínga
ü  A cultura na produção de arroz e outros Cereais no Luínga
ü  A presença das comunicações (Rádio, TV, e UNITEL)
ü  A existência dos Bancos (BPC e BIC)
ü  A existência de Postos de abastecimento de Combustível e Lubrificantes
ü  A presença de energia e água
ü  A presença de unidades hoteleiras etc.

ü  Pontos Fracos

ü  Aspectos que limitam podem destacar-se a fraca conjuntura de vias de acesso.

ü  A Fraca fixação dos quadros do município. 







Objectivo de Desenvolvimento
Promover o desenvolvimento sustentável de Camabatela, aproveitados todos recursos e potencialidades
Objectivos Estratégicos
Accões Estrategicas, situação actual (SA) e Metas (ME)
Prioridade
Localização
Periodo

Resposnsavel

1. Promover o desenvolvimento da agricultura familiar
1 Aumentar o número de produtores de café a nível do município
1.Promover a formação de produtores agro-pecuário nas 4 comunas.1.
3 Fomentar a produção agro-pecuária nas 4 comunas

Ambaca
2009
Agricutura
Secretaria Municipal
2. Promover o desenvolvimento do turismo
4 Estabelecer ou reabilitar as unidades hoteleiras nas localidades de maior atracção.



IIª
Ambaca
2010
Turismo










DIAGNOSTICO E PERFIL MUNICPAL


 vista as paisagens do Ambaca
Angola
Partilhar no Google Plus

Sobre Administração ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE AMBACA

Somos Pessoal que levamos o trabalho muito serio "para mais Informações" Aguarde um momento.
    Blogger Comment

0 Comments:

Enviar um comentário